Prédio Principal da Escola

Prédio Principal da Escola

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Faça produtos de limpeza caseiros, baratos e menos tóxicos

Garfield, limpeza 1024x768 Papel de Parede Wallpaper
No programa Bem Estar, da rede Globo, o infectologista Caio Rosenthal e o toxicologista Anthony Wong comentaram sobre os principais cuidados que se deve ter em casa com produtos de limpeza, que são a segunda maior causa de intoxicação no Brasil, atrás apenas dos medicamentos. E ensinaram algumas receitas de produtos que você pode fazer em casa, por um ótimo preço.

Receita de detergente ecológico
- 2 litros de água
- 500 gramas de sabão de coco ralado
- Suco de 2 limões ou laranjas
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
Ferva duas xícaras de água com o sabão de coco ralado em fogo baixo. Depois tire do fogo e acrescente cinco xícaras de água fria, o bicarbonato e o suco de limão (com a casca, pode ser feito um desinfetante).
(Saiba que não é a quantidade de espuma que garante a eficácia do detergente, que serve para dispersar bolhas de gordura. Além de dar uma falsa impressão de limpeza, a espuma ajuda a poluir rios e mares.)

Receita de desinfetante ecológico
- 3 colheres de sopa de bicarbonato
- 3 colheres de vinagre branco
- 10 gotas de essência de óleo (aroma da sua preferência)

Receita multiuso
- 6 colheres de sopa de vinagre, de preferência o branco
- 6 colheres de detergente caseiro- 10 gotas de essência de óleo
- 3/4 de xícara de chá de água fria

E não se esqueça de guardar os recipientes dos produtos de limpeza sempre em locais altos, fora do alcance das crianças, e em embalagens que não causem confusão com bebidas, como garrafas PET de refrigerante. O único produto que pode ficar mais à mão é o detergente de louça.

O banheiro, a área de serviço e a cozinha são os lugares da casa que mais exigem precaução. Em caso de acidentes, entre em contato com:
Centro de Informações Toxicológicas de SC
Coordenadora: Dra. Marlene Zannin
Telefone: (48) 3721-9535 / 3721-9173 / 3331-9083 / 3331-9173 / 3331-9535 / 0800-643-5252
Fax: (48) 3721-9083 / 3331-9083
Site: http://www.cit.sc.gov.br/ 

domingo, 29 de maio de 2011

Realmente não há limite de idade para quem quer aprender

Qual é o aluno com mais idade em sua escola?
Na Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, a senhora Isolina Mendes Campos é a aluna com 100 anos. Pode acreditar! Com essa idade, dona Isolina é a estudante mais velha da Educação de Jovens e Adultos (EJA),em Londrina, norte do Estado do Paraná.
Quase 20 alunos com mais de 45 anos dividem com Isolina a atenção da professora Selma Geraldino. Ela resolveu frequentar as aulas há 13 anos. Na sala, está sempre atenta. “Teve uma época em que parei de ir para a escola, mas deu saudade. Não gosto de ficar sem fazer nada. Eu não aprendo muito, mas ficar em casa sem fazer nada à noite não é comigo”, conta.
A diretora da escola lembra que os mais novos sempre querem saber da “vovó” e de onde ela tira fôlego para seguir estudando. “Os meninos queriam saber se ela tem uma letra bonita, se tem a mão firme e se consegue aprender tudo. Conto a eles que ela não foi alfabetizada, que o mais importante é se dispor a aprender e ter vontade de vir para a aula”, diz Regina Pierotti. “Eu escrevo, mas não conheço direito as letras”, ironiza Isolina.
Ela diz que fez muitos amigos e colegas e que, quando falta, eles mandam chamar. Sobre a professora, diz “gosto demais. No dia da festa ela apareceu. Estava tão alegre que só vendo”, diz dona Isolina.
Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina / Isolina (com o lenço na cabeça): “Ficar em casa sem fazer nada não é comigo”
“Quando a gente nasce, a idade começa a contar para frente.
Mas tem uma hora que começa a contar para trás
 e a gente vira criança de novo”. (Isolina Mendes Campos)

PARABÉNS PELA FORÇA DE VONTADE E QUE SUA ATITUDE SEJA UM INCENTIVO PARA OS JOVENS ESTUDANTES.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Greves de professores das redes pública e particular do Brasil em seis Estados do País


Na maioria dos casos, a greve é generalizada, afetando as escolas do Estado inteiro, como acontece em Paraíba, Sergipe, Alagoas, Santa Catarina e Amapá. O sexto caso ocorre em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Confira abaixo como estão as situações em cada lugar:
  • Paraíba: 18 mil funcionários de 600 escolas (60% dos profissionais) estão em greve há 26 dias. Os professores pedem piso de 890 reais para 30 horas semanais e manutenção das gratificações. Hoje, o piso é de 661 reais. O governo diz que aceita pagar o piso, desde que as gratificações sejam incorporadas.
  • Sergipe: os professores da rede estadual entram no quinto dia de paralisação. Eles fazem hoje uma vigília na Assembleia Legislativa a partir das 8 horas e, amanhã, um ato público no centro comercial de Aracaju. A categoria recusou proposta de pagamento integral imediato do reajuste de 15,86% para os professores do nível um e a partir de setembro para os demais níveis.
  • Alagoas: Os professores decidiram prorrogar a greve, iniciada na semana passada, por mais uma semana. Os docentes acusam defasagem de 25% no salário, mas o governo oferece 7%.
  • Santa Catarina: A greve chega ao nono dia em Santa Catarina, onde a adesão é de quase 90% (35,6 mil dos 39 mil professores da rede), segundo o sindicato da categoria. A greve é uma reação à proposta do governo que fixa, por medida provisória, o piso nacional do magistério em 1.187 reais para docentes que não tinham o valor como salário-base sem a soma de abono. Antes, o mínimo era de 609 reais. Os professores são contra a MP porque ela não acompanharia o progresso de carreira. O governo se recusa a negociar e os grevistas querem que os deputados rejeitem a MP.
  • Amapá: Os professores do Amapá estão em greve, por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 16%, contra os 3% oferecidos pelo governo. Na capital, Macapá, 90% dos professores teriam aderido.
  • Porto Alegre-RS: A greve chegou ao quarto dia. A categoria não aceita reajuste de 6,5% em maio e mais 0,5% em dezembro e quer 18%. A prefeitura sustenta que não pode oferecer mais. O Sindicato dos Municipários estima que 90% dos educadores estão parados, enquanto a prefeitura afirma que o índice é de 70%. A categoria diz que a greve só termina se houver nova proposta.

Segundo sindicatos da categoria, ao todo, até 1,7 milhão de estudantes estão sem aula.
(Fonte: Revista Mestre)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ligações entre 16 cidades do Vale do Itajaí custarão tarifa local


Fazer uso do sistema de telefonia fixa em municípios de mesma continuidade geográfica e código de área nacional (DDD) fica mais barato a partir de sábado, dia 28 de maio.
Ligações entre 16 municípios do Vale do Itajaí custarão tarifa local e não mais interurbana. A medida vale para 560 cidades brasileiras, distribuídas em 39 regiões metropolitanas, definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em Santa Catarina, serão beneficiados 4,8 milhões de moradores. Sendo assim, a partir desta segunda-feira, não é mais necessário digitar o número da operadora para fazer chamadas entre as 16 cidades do Vale.
As regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento contempladas, além do Vale, são Florianópolis, Chapecó, Norte/Nordeste Catarinense, Lages, Carbonífera e Tubarão. Em Foz do Rio Itajaí, todos os municípios já são considerados uma mesma área local.
Municípios integrados no Vale:
- Apiúna
- Ascurra
- Benedito Novo
- Blumenau
- Botuverá
- Brusque
- Doutor Pedrinho
- Gaspar
- Guabiruba
- Ilhota
- Indaial
- Luis Alves
- Pomerode
- Rio dos Cedros
- Rodeio
- Timbó

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/

terça-feira, 24 de maio de 2011

ENEM 2011


Foram divulgadas as datas das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio):  22 e 23 de outubro.
Para você se inscrever acesse: http://www.enem.inep.gov.br/.

Segundo o site da Veja, nos primeiros 15 minutos de funcionamento, o portal do Exame Nacional do Ensino Médio registrou 24.000 inscrições para a prova deste ano. O sistema foi aberto oficialmente às 10 horas desta segunda-feira e segue até o dia 10 de junho.

A estimativa é que o número de inscrições nesta edição passe de 6 milhões. Ao todo, 140.000 salas de aula em 1.599 municípios serão locais de realização do exame em todo o país. Como na edição do Enem 2010, os candidatos não poderão utilizar lápis, lapiseiras, borracha ou relógio. Esses materiais deverão ser lacrados, identificados pelos fiscais e devolvidos aos alunos somente ao final das provas.

Ainda segundo o Inep, o interessado leva, em média, 4,5 minutos para realizar a inscrição.

Documentário The Bully Project

Para conscientizar ainda mais sobre a gravidade do bullying e as profundas cicatrizes que ele pode deixar nos jovens e em suas famílias, chega agora o documentário The Bully Project. Ele mostra 5 jovens e famílias ao longo de um ano escolar, e como eles lidam com as consequências do bullying. Entre as histórias, duas famílias que perderam os filhos – que se mataram devido a esse tipo de violência – e uma mãe que vê a filha de 14 anos atrás das grades, por ela ter levado uma arma para o ônibus escolar.
Por meio de depoimentos, o The Bully Project promete trazer um novo olhar para o tema, possibilitando que novas discussões tragam soluções mais definitivas ao problema.

Fique antenado.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nova Campanha Nacional


Foi lançada em Fortaleza/CE a Campanha Nacional Crianças - e Adolescentes - Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente.
 Em parceria com o caricaturista e escritor Ziraldo, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) produziu uma cartilha que traz na capa o mesmo título da campanha.

Nesta primeira edição, cerca de 50 mil cartilhas serão distribuídas durante as atividades desenvolvidas pelas associações estaduais e Defensorias Públicas em escolas públicas, centros comunitários, centros de referência e assistência social e demais espaços públicos de apoio à crianças e adolescentes.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Educação em Diretos, criado pela ANADEP em 2009, e que visa democratizar as informações acerca dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública e da função do Defensor Público, aliado a um trabalho de educação jurídica da população carente de recursos e de conhecimentos acerca de seus direitos e deveres perante a sociedade.

Mais informações: www.anadep.org.br

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pedofilia cada vez mais na mira da polícia. Agora até na internet!


“Pornografia Infantil é qualquer representação,
 por qualquer meio, de uma criança ou adolescente
 envolvida em atividades sexuais explícitas,
 reais ou simuladas, ou qualquer
representação dos órgãos sexuais
de uma criança ou adolescente
 para fins primordialmente sexuais”.

 Para coibir e investigar crimes de pedofilia na internet, o Senado aprovou no dia 12 de maio projeto de lei que autoriza a infiltração de agentes policiais em sites de bate-papo e redes sociais. Para viabilizar a regra, a matéria prevê a alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com o texto, a ação dos agentes precisará de autorização judicial e só poderá ser realizada nos casos em que a prova não possa ser obtida por outros meios. A matéria ainda precisa receber o aval da Câmara para virar lei, o que não tem data para ocorrer.( Infelizmente!)


Denuncie!!!
ou ligue: 100

 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


cartaz_18maio.jpg

(18 de Maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei n.º 9.970, de 17 demaio de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.)



Pesquisa realizada no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo revela que  4 de cada 10 crianças vítimas de abuso sexual foram agredidas pelo próprio pai e outras três, pelo padrasto. Antonio de Pádua Serafim, psicólogo e coordenador da pesquisa, em 88% dos casos de abuso infantil, o agressor faz parte do círculo de convivência da criança.
Os resultados foram obtidos após a análise de 205 casos de abusos a crianças ocorridos entre 2005 e 2009. As vítimas dessas agressões receberam acompanhamento psicológico no HC e tiveram seu perfil analisado pelo Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (Nufor) da instituição. O pai (38% dos casos) é o agressor mais comum, seguido do padrasto (29%). O tio (15%) é o terceiro agressor mais comum, antes de algum primo (6%). Os vizinhos representam 9% dos agressores e os desconhecidos são a minoria, representando 3% dos casos.
Que ironia! O pai que deveria proteger é o maior agressor.
O estudo mostra que 63,4% das vítimas de abuso são meninas. Na maioria dos casos, a criança abusada, independentemente do sexo, tem menos de 10 anos de idade.
Para Serafim, até pela pouca idade das vítimas, o monitoramento das mães é fundamental para prevenção dos abusos. Muitas crianças agredidas não denunciam os agressores. Elas, porém, dão sinais de abusos em seu comportamento, de acordo com Serafim. Por isso, as mães devem estar atentas às mudanças de humor. "Uma mudança brusca é a maior sinalização de abuso", disse.
Fonte: http://www.terra.com.br/


Denuncie a exploração sexual infanto-juvenil.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

APAE de Pomerode recebe doação da Receita Federal

No dia 26/04, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) recebeu uma doação da Receita Federal com produtos apreendidos.
Segundo o presidente da APAE, Almir Bieging, foram recebidos artigos de bazar, vestuário, cobertores, brinquedos e eletrônicos. A comercialização desses produtos será feita para angariar dinheiro para a instituição. “Pretendemos levantar fundos para a conclusão do Ginásio de Esportes, novas salas de aula, cozinha e refeitório” afirma Bieging.
O bazar está previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de junho, no Complexo Esportivo da APAE.
O valor máximo para compras será de R$ 700,00 por pessoa, e a venda será feita somente com pagamento em dinheiro.
Interessados em trabalhar como voluntários podem entrar em contato pelo telefone 3387 1666 ou ir até a APAE, na Rua Alberto Spredemann, nº 200, Ribeirão Areia em horário comercial.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Professores em busca de melhores condições de trabalho

Neste 11 de maio, o Sindicado dos Trabalhadores em Educação em Santa Catarina fará uma grande assembleia estadual, que terá início às 14h, no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis, para solicitar a implantação imediata do Piso Nacional.

O diretor do SINTE/SC acrescentou que a pauta de reivindicação do magistério, além da aplicação do Piso, inclue também realização de concurso público para ingresso no magistério; revogação da lei dos ACTs; solução para os problemas estruturais nas escolas; fim da proposta de municipalização do ensino fundamental; fim das terceirizações na área da Educação e a gestão democrática e respeito à autonomia das escolas.

Você sabe o que realmente é lixo?

A sociedade moderna é caracterizada pelo desperdício e consumo excessivos, resultando em um significativo aumento na geração de lixo. É muito comum ser considerado lixo, todo o produto cuja primeira utilidade tenha terminado ou coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor: aquilo que se varre para tornar limpa a casa ou cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.

Porém, esse conceito é bem relativo visto que o material que para alguns é considerado lixo, para outros é visto como matéria-prima fundamental para a produção de determinados produtos, daí a importância de conhecer cada tipo de lixo e descartá-los de forma correta, pois essa atitude possibilita a reutilização do lixo, e com isso garante muitos benefícios sociais, econômicos e principalmente ambientais.

Fonte: Site da Embrapa

segunda-feira, 9 de maio de 2011

FIQUE LIGADO!!! As campanhas de doações de agasalhos estão iniciando...



   
    Com intuito de proporcionar um inverno mais acolhedor às famílias carentes, a EQUIPE MULTI-INSTITUCIONAL ( Associação dos Policiais Civis, Cruz Vermelha Brasileira, Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Militar Rodoviária Estadual, 28ºGAC, Polícia Federal, FORUM, IGP, ACTU, CONSEGs, OAB, Defesa Civil, ACIC, CDL, ASTC e Guarda Municipal, com apoio da Colorminas, Nosso Posto, Admol, Coopera  e  Ferrovia Tereza Cristina ) iniciam a 10ª edição da CAMPANHA DO AGASALHO, intitulada "O FRIO DÓI, DOE CALOR".



domingo, 8 de maio de 2011

25 de maio - Dia do Desafio

Go to fullsize image
Pomerode confirmou a participação em mais uma edição do Dia Internacional do Desafio, que acontece no dia 25 de maio. O evento acontece anualmente em diversos países, com o objetivo motivar a população à prática de atividade física.
O lema deste ano é “Você se mexe e o mundo mexe junto”.
Este ano enfrentaremos a cidade mexicana de Soledad de Doblado, no estado de Vera Cruz. A competição serve para estimular a participação e contabilizar os números de pessoas que fizeram atividades em cada cidade.
Não deixe de participar!!!
Go to fullsize image

quarta-feira, 4 de maio de 2011

PARABÉNS PRA VOCÊ... NESSA DATA Q.....

                ANIVERSARIANTES
                                  DO MÊS DE ABRIL
      
 ROSANA  RADUENZ   (agente serviços gerais)

BRUNA PEYERL 4ª
ALESSANDRA LOHSE
SAMYRA LEMKE
ELAINE DE LARA 
VITÓRIA DE ALMEIDA
JÚLIA THUROW
MAYRA VIEIRA
                                                              
               
          PARABÉNS PRA VOCÊS NESTA DATA QUERIDA , MUITOS ANOS DE VIDA .... 
                     PARABÉNS PRA  VOCÊS!!!
 
           

                 RESULTADO RIFA de PÁSCOA – 8ª Série

1º PRÊMIO
Nº 132
Marisa de Melo
Cesta de Páscoa
2º PRÊMIO
Nº 393
Enzo Gabriel Behling
Ovo de Páscoa
3º PRÊMIO
Nº 798
Samira Piske Borges
Ovo de Páscoa
O sorteio foi realizado no dia 20/04 após a celebração de Páscoa no C.D.C. Testo Central Alto.
As professoras regentes e alunos da 8ª série agradecem a colaboração de todos.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Visitinha ilustre ao TCA

                   
                     Na última sexta-feira tivemos uma visita
                              muitíssima especial...
         
                               PARABÉNS!!   MAMÃE...