Prédio Principal da Escola

Prédio Principal da Escola

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL TESTO CENTRAL ALTO PREPARA TRABALHO PARA FEIRA DE MATEMÁTICA.



PLANTANDO, RECICLANDO

E APRENDENDO MATEMÁTICA.

Os, alunos da 6ª série, juntamente com os professores, direção e amigos da escola, resolvemos desenvolver este projeto, por ter estudado nas aulas de Ciências sobre o assunto biodiversidade. Sentindo necessidade de preservar o meio ambiente, estamos construindo o mini-horto florestal através da produção de mudas florestais, ornamentais e frutíferas, ajudando a preservar espécies que poderiam há muito tempo ter desaparecido do meio ambiente.
Através deste projeto desenvolveremos alguns conceitos estudados na disciplina de Matemática.
Com este trabalho, temos os seguintes objetivos:
  • Pesquisar sobre o que é e como organizar um horto florestal procurando desenvolver temas como: O local de produção, o que produzir, como produzir;
  • Visitar um horto e observar como é feito;
  • Descobrir quais os tipos de árvores que estão em extinção e causas;
  • Investigar quais os tipos de árvores propícias para o plantio nas necessidades pós-enxurrada na beira dos rios próximos a escola;
  • Solicitar ajuda do agrônomo na orientação do plantio de mudas de árvores;
  • Receber orientação da promotora quanto às Leis do meio ambiente;
  • Organizar um mini-horto florestal na escola com plantas nativas, ornamentais e frutíferas para o cultivo próprio e da comunidade;
  • Divulgar o projeto para a comunidade local, municipal e regional.
Para desenvolver este trabalho, primeiramente, visitamos o horto-florestal de Timbó onde o agrônomo Sérgio........ nos explicou como proceder para a construção do nosso próprio mini horto-florestal. Ele nos mostrou como preparar o solo e quais os principais ingredientes (substratos) que precisava ser colocado no solo para prepará-lo para o plantio e a melhor forma de misturá-los. Nesta visita também conhecemos dois métodos de plantio: por semeadura e por estacas.



Depois da visita ao horto florestal de Timbó, para nos aprofundar mais sobre o assunto, a diretora convidou a promotora de Justiça de Pomerode, a Sra. Patrícia Tramontim, para fazer uma palestra sobre as leis do meio ambiente. Também tivemos uma palestra com o agrônomo da prefeitura de nossa cidade, o Sr. Deivid, que nos explicou as etapas de construção de um horto-florestal. Também fizemos pesquisa em livros e internet sobre o assunto.
Após esta primeira etapa, para começar a construção, a professora dividiu a turma em dois grupos:
Um grupo trabalhou na preparação do solo e cuidado com as hortas (são 12 hortas).
E o outro grupo trabalhou com a preparação dos recipientes para o plantio das sementes.
Para o plantio das sementes utilizamos produtos reciclados como: garrafa pet, caixa de leite, creme de leite, copos plásticos, potes, etc.
O primeiro vegetal que resolvemos plantar foi o pingo de ouro ou cerca viva que nós escolhemos porque queremos fazer uma cerca ao redor das hortas com o próprio vegetal que plantamos, ou seja, utilizar tudo o que a natureza nos fornece sem utilizar somente matérias comprados.
Como visto, este projeto foi elaborado com o apoio da Promotora de Justiça DD. Patrícia Tramontim, Engenheiro Agrônomo Deivid, Professores, Direção, alunos, APP, amigos da Escola.
    PINGO DE OURO, A PLANTA ESCOLHIDA
    PLANTANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA
O PROJETO FOI APRESENTADO NA FEIRA DE MATEMÁTICA                       


                              POMERODE   ANO 2011






Um comentário: